quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uso de Tecnologias na Educação

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Educação (SEC), iniciou nesta sexta-feira, 11, o curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade à distância, na Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. O curso, que conta com a participação de mais de 200 professores da rede pública, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC), e está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul em parceria com a SEC. A solenidade de abertura da formação contou com a participação do secretário adjunto da Educação, Paulo Ricardo Rezende. De acordo com Paulo Rezende, é importante que as novas tecnologias sejam incorporadas na prática docente. “Os professores devem ser estimulados a utilizarem as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas dentro da sala de aula, tornando a aprendizagem mais atrativa e trabalhando as competências e habilidades dos estudantes”, explicou. A formação tem o objetivo de desenvolver competências, que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar a aplicação pedagógica de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos sistemas educacionais. O curso também possibilitará a compreensão por parte dos professores sobre as várias dimensões do uso pedagógico de novas mídias, favorecendo a reconstrução de atividades educativas. O curso de especialização no uso de Tecnologias na Educação está previsto para ocorrer até dezembro de 2010, sendo dividido em momentos presenciais e a distância. A avaliação dos professores ocorrerá ao longo do curso em função da entrega de tarefas, da participação no fórum e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A especialização será conduzida por docentes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Inumeras vertentes da educação, temas transversais infindáveis e a ansiedade da informação e tudo isso contribui para a maior praga que assola os países desenvolvidos e em desenvolvimento. O ANALFABETISMO E O ANALFABETISMO FUNCIONAL. Em pleno século XXI e continuamos ainda na pré-história, a compreensão, execução e desenvolvimento do ser estancada por dinâmicas políticas que preferem manter ignorantes o ignorante povo. Procuramos trabalhar para erradicar o ANALFABETISMO FUNCIONAL, contamos com contribuições de opiniões e vivências para podermos ir avançando cada vez mais nesta erradicação, aliada às tecnologias do futuro, pois que hoje se comunicam mais facilmente com os jovens.
    www.autorespaci.blogspot.com

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  2. Sou Tecnólogo de Processamento de Dados, voltado a linha de Tecnologia da Informação. Atuo atualmente como Consultor de Mercado e Tecnologia da Informação, sendo hoje gestor tecnológico do projeto ANALFABETISMO FUNCIONAL, um grupo multidisciplinar que vem estudando o assunto a quatro anos e agora coloca a disposição do mercado mais uma ferramenta para erradicar os prejuízos ocasionados por esta disfunção. Estamos iniciando uma jornada árdua e complexa porque existem grandes resistências, mas o prejuízo causado tem colocado melhor disposição dos administradores em tratar o tema. Fazemos palestras sobre o assunto de forma a tornar público esta disfunção e aplicamos de acordo com a região, empresa, órgão, a utilização desta ferramenta, pois cada lugar requer um mapeamento adequado para poder focar e obter resultados.
    Esperamos poder contribuir para este trabalho onde for necessário, aguardo comentários. www.autorespaci.blogspot.com

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