Brincando com os sentidos é o primeiro livro do projeto Faça um e-book na escola, organizado pela Editora Plus, que contou com o apoio de voluntários e colaboradores da Rede Vivo Educação. O projeto visa reaproximar os jovens da escrita, e a partir dela, também da leitura e dos livros.
Logo que lançamos o projeto, algumas pessoas da Rede Vivo Educação se dispuseram a aplicá-lo. A primeira delas, a professora Eloisa Menezes Pereira, viu no e-book a oportunidade de exercitar a reflexão dos alunos sobre si próprios e suas atitudes. Professora de português da 5ª série, em uma escola estadual de Porto Alegre/RS, situada numa das zonas mais violentas da cidade, ela conhece como ninguém a realidade dura e humilde dos seus alunos — especialmente os da turma 53. Longe de desistir dos alunos “complicados”, Eloisa os estimulou, com a perspectiva de publicarem seus textos e desenhos em livro. Sua provocação teve como mote o tema “cinco sentidos”. Como o leitor verá nas páginas a seguir, o resultado do estímulo foi rico. De forma reveladora, as crianças mostram com suas palavras e desenhos quem são, o que pensam e sentem. Em todos os textos e desenhos, pequenos fragmentos do mundo complexo e vasto que cerca esses jovens autores.
Livros sempre foram objetos legais e inovadores. A leitura nunca deixou de ser uma experiência excitante, nem a escrita, uma oportunidade de quebrar a chatice e passividade da vida. Se as escolas, as famílias e os costumes colocam isso a perder e esquecem o poder dos livros, chegou a hora de nós, leitores, assumirmos a missão de divulgar o livro. Se os jovens não lêem, ou não gostam de ler, ofereçamos a eles a chance de escreverem coisas que os agradem e façam sentido, de colocarem a mão na massa e fazer do seu jeito, experimentar como é escrever um livro e o que isso representa. Se conseguirmos executar esse plano de forma divertida, estimulante e recompensadora - para todos os envolvidos, veremos resultados emocionantes, surpreendentes.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário