sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Estado lança projeto para incentivar compra de notebooks por professores

Professores terão incentivo para comprar equipamentos
A governadora Yeda Crusius assina na próxima semana projeto de lei que irá regulamentar a compra de notebooks financiados pelo Banrisul aos professores da rede estadual. Os educadores poderão adquirir computadores portáteis, com desconto estimado em 35% do valor de mercado, em até 36 parcelas, sem juros. Para ser implementado, o projeto denominado como Professor Digital será enviado a Assembleia Legislativa para aprovação.

A aquisição de notebooks financiados pelo governo tem como objetivo estimular o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em atividades curriculares. A Secretaria Estadual da Educação vem instalando salas de aula digitais nas instituições de ensino e capacitando professores, visando à utilização de ferramentas inovadoras em práticas pedagógicas.

Por meio do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, foram abertos 534 novos laboratórios de informática nas escolas estaduais e capacitados cerca de 3,5 mil docentes. Aproximadamente 3 mil professores estão em processo de formação nos Núcleos de Tecnologia Educacional. Atualmente, a rede estadual conta com mais de 1,8 mil ambientes informatizados.

Segundo o secretário da Educação, Ervino Deon, os professores precisam se familiarizar com instrumentos tecnológicos capazes de auxiliá-los no desenvolvimento e planejamento das aulas. "Entendemos a necessidade de viabilizar ações que incluam o professor no universo digital. Por essa razão, o governo está investindo não apenas na aquisição de computadores e na formação continuada do magistério", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário