quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Internet gratuita vai beneficiar mais de 1 milhão de estudantes

Mais de 1 milhão de alunos da educação básica e do ensino técnico da rede pública estadual serão beneficiados com a instalação de internet banda larga gratuita. A iniciativa, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos e abrange todas as escolas do meio urbano mantidas pelo Estado, está sendo viabilizada a partir de dois termos assinados nesta quarta-feira (30), no Palácio Piratini, pela governadora Yeda Crusius e o presidente da empresa Oi de telecomunicações, Luiz Eduardo Falco. Também foi signatário dos termos - um prevendo a doação de modens e outro, a adesão ao serviço de comunicação multimídia - o secretário adjunto da Educação, Paulo Ricardo Rezende. De imediato, são cerca de 2 mil instituições de ensino beneficiadas e, até o final do próximo ano, deverá chegar aos 2.700 educandários em todo o Rio Grande do Sul com acesso à rede mundial de computadores sem custos até 2025. Conforme ressaltou a governadora Yeda Crusius, a parceria com a Oi soma-se às ações do projeto Sala de Aula Digital, do Estruturante Boa Escola para Todos, "que transforma o processo de ensino e aprendizagem e inclui na era digital todo o conjunto das escolas do Rio Grande do Sul". "Este é um convênio pelo qual somos muito agradecidos, para que alunos e professores trabalhem em uma outra liguagem", afirmou Yeda.
Atualmente, cerca de 1,8 mil escolas estaduais possuem ambiente informatizado para atividades curriculares. Entre o final de 2008 e o primeiro semestre de 2009, foram abertas 534 novas salas equipadas com computadores, totalizando um investimento superior a R$ 10 milhões. Para a segunda etapa deste ano, serão instalados 226 espaços para o uso de informática em práticas pedagógicas. Paralelamente à instalação de equipamentos de informática, estão sendo desencadeados trabalhos de capacitação de professores, para facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento de aulas. Os cursos de formação são oferecidos gratuitamente por meio dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), ligados à Secretaria da Educação.
Segundo o presidente da Oi, o convênio assinado integra um dos programas nacionais de responsabilidade social da empresa, única do segmento totalmente brasileira. "O Rio Grande do Sul é muito importante, pois traz uma grande pujança e formulação de conteúdo próprio. E uma empresa como a nossa pode fazer esse tipo de troca de conteúdo com os principais pensadores do Brasil", finalizou, informando que a Oi trabalha para a inserção de 40 milhões de brasileiros no meio escolar, com outros programas gratuitos de capacitação de professores e de práticas pedagógicas via internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário