terça-feira, 16 de novembro de 2010

Escolas são contempladas com o projeto Um Computador por Aluno

Cinco escolas da rede estadual passaram a fazer parte nesta terça-feira, 16, do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), desenvolvido por meio da parceria entre o Gabinete da Presidência da República e o Governo do Estado. A iniciativa foi lançada na Escola Estadual Miguel Gustavo, em Sapucaia. O projeto prevê a distribuição de computadores portáteis, semelhantes a notebooks, a todos os estudantes e professores das escolas contempladas, além da instalação de Internet Banda Larga sem fio e formação de professores.




O UCA atente instituições públicas de ensino de todas as unidades federativas do país. No Rio Grande do Sul, o projeto teve início, em 2005, na Escola Estadual Luciana de Abreu, em Porto Alegre. Agora a iniciativa foi estendida contemplando dez escolas gaúchas, sendo cinco estaduais e outras cinco municipais. Em todo Brasil, estão sendo distribuídos 150 mil computadores beneficiando 300 escolas.



A aluna Eduarda Flack (11 anos), da 5ª série do Ensino Fundamental, representou os demais estudante da Escola Miguel Gustavo durante o ato de lançamento do UCA. Eduarda manifestou o sentimento de expectativa dos alunos com relação ao uso de computadores em sala de aula e destacou o papel motivador que os equipamentos já desempenham na conquista do conhecimento. “O computador facilita o nosso trabalho em aula e também virou uma motivação para todos freqüentarem a escola”, comemorou.



Para o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, o projeto desenvolvido em parceria com o Governo Federal complementa ações coordenadas pelo Estado na rede pública, como a capacitação de professores e a abertura de salas de aula digitais. Deon também destacou a criação do projeto piloto Escola Digital, promovido pelo Governo do Estado, que está beneficiando alunos de cinco instituições de ensino com a distribuição de netbook e a implantação de lousas digitais em sala de aula.



- Estamos desenvolvendo projeto semelhante ao UCA, oferecendo um netbook por aluno e aparelhando os espaços pedagógicos de nossas escolas. Tudo isso somados a formação continuada de professores para o uso de tecnologias e a facilitação do acesse docente a compra de notebooks financiados, sem juros, pelo Banrisul, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário