sexta-feira, 18 de junho de 2010

Papel da tecnologia na educação é enfatizado em seminário


“É preciso mudar o modo de ensinar e aproveitar a oportunidade que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem nos dias de hoje”. Esse argumento foi defendido pelo coordenador editorial da TV Cultura, de São Paulo, Carlos Seabra, durante o I Seminário de TI na Educação, realizado nesta quarta-feira, 16, em Porto Alegre. Segundo Seabra, a partir da apropriação de tecnologias, educar transformou-se não somente em ensinar, mas também em mostrar melhores caminhos para construção do conhecimento. Para utilizar novas tecnologias no processo de ensino, devemos observar alguns fatores, de acordo com Seabra, tais como: aprender a qualificar os erros dos alunos, reconhecer padrões, saber se comunicar, articular-se em rede, saber pesquisar para ajudar os estudantes no momento da seleção de informações, ter prazer intelectual e formar alunos para serem eternos aprendizes. O consultor educacional da Fundação Bradesco, Marco Teles, explicou que a escola, em especial o professor, desempenha um papel importante da análise das informações obtidas por meio dos suportes tecnológicos. “Antigamente a informação era restrita e confiável, mas hoje ela é abundante e pouco confiável. Portanto, cabe à escola a tarefa de analisar as informações e saber selecionar”, afirmou. Para Teles, a aplicação de tecnologias na educação passa pelas seguintes fases: adoção, adaptação, apropriação e criação. “Os professores e gestores devem encarar essas etapas para aplicar efetivamente ferramentas de TI em práticas pedagógicas”, argumentou. A coordenadora de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, Adriane Martinelli, apresentou exemplos de educadores que utilizam ferramentas tecnológicas em sala de aula. “Encontramos a partir de ações do instituto experiências positivas que demonstram como é possível aplicar suportes de TI no dia-a-dia. Tanto professores como alunos se apropriam de blogs e outras ferramentas para compartilhar conhecimento, expor dúvidas e selecionar informações”, contou. A parceria entre diferentes organizações sociais para estimular o uso de TI na educação foi enfatizada pela diretora operacional do Comitê para Democratização da Informática, Cinthya Game. “Poder público, iniciativa privada e terceiro setor devem somar forças para incentivar a aplicação de tecnologia na educação. Isso deve ser uma demanda de todos, porque os meios por onde transitam as informações pertence a todos os agentes sociais”, concluiu. Mais de 1,3 mil educadores e gestores educacionais participaram do seminário de TI. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC) e da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).

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