terça-feira, 28 de setembro de 2010
Escola Digital chega à rede estadual de ensino
A Secretaria Estadual da Educação lançou nesta segunda-feira, 27, o Projeto Escola Digital, que prevê a distribuição de um netbook portátil aos alunos de cinco escolas estaduais. O evento foi realizado na E.E.E.F. Profª Maria Luiza Rosa, de Caxias do Sul. O projeto é o resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada, com a finalidade de proporcionar a inclusão digital das escolas da rede pública. O projeto-piloto beneficiará inicialmente cinco escolas, totalizando 1090 alunos. As empresas que cederão os netbooks gratuitamente para este projeto de inclusão digital são: Opptiz; Smart e Dell. O critério para a escolha das escolas foi a partir da avaliação do SAERS- Prova Brasil. Esta iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo a utilização da tecnologia na comunidade escolar, com a intenção de ampliar os indicadores pedagógicos no Rio Grande do Sul. As escolas são: E.E.E.F. Aurélio Reis de Porto Alegre, com 226 alunos; E.E.E.F. Profª Maria Luiza Rosa, de Caxias do Sul, com 248 alunos; E.E.E.F. Volmar Antonio Salton, de Passo Fundo, com 248 alunos; E.E.E.F. Bairro Carvalho, de Cachoeira do Sul com 234 alunos; E.E.E.F. Tomé de Souza, de Esteio, com 134 alunos. No processo de seleção, além da avaliação do SAERS, foram considerados os seguintes critérios: número de alunos, atendimento exclusivo ao Ensino Fundamental, condições de infra-estrutura e também o compromisso da comunidade no desenvolvimento do projeto. O projeto-piloto tem prazo de dois anos e meio para sua implantação. Ele será avaliado periodicamente, através das metas de aprendizagem estabelecidas. Desde 2007, foram investidos R$124,8 milhões em 2.058 escolas da rede pública estadual para obras escolares e aquisição de materiais técnicos e didáticos para proporcionar a qualificação constante da educação dos alunos.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Definido calendário para matrículas 2011
O calendário de Matrículas 2011 na rede pública de ensino está concluído e terá início no dia 4 de outubro com a abertura do período de rematrícula nas escolas estaduais. No dia 13 de outubro inicia a fase de inscrição para ingresso nas 1ª séries dos ensinos Fundamental, Médio, Curso Normal (Magistério) e Educação Profissional. A grande novidade deste ano é o processo on-line para realizar a inscrição e efetivar a matrícula. Os pais ou responsáveis e os alunos maiores de 18 anos podem acessar o site da Secretaria Estadual da Educação (SEC) – www.educacao.rs.gov.br – para buscar uma vaga na escola pretendida. Para atender melhor a comunidade escolar, também serão disponibilizados espaços de acesso a Internet nas instituições de ensino, prefeituras e Câmaras Municipais de Vereadores. Para isso foi firmada parceria entre o Governo do Estado, a Federação das Associações dos Municípios (FAMURS) e a Associação dos Vereadores do Rio Grande do Sul. O período de rematrícula e de inscrição para o ingresso na rede pública segue até 29 de outubro. Os mesmos que fizerem a inscrição deverão efetivar a matrícula novamente no site da SEC entre 10 e 14 de janeiro de 2011. Nesse período também ocorrerá o processo de inscrição para o reingresso, transferância, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil. O procedimento ocorrerá de forma on-line. A efetivação das matrículas do EJA e da Educação Infantil será entre 14 e 18 de fevereiro de 2011. O investimento do Governo do Estado para a informatização das escolas, juntamente com a implantação do Projeto Sala de Aula Digital, soma R$ 24,4 milhões e vai atingir diretamente cerca de 1,2 milhão de estudantes, além de garantir agilidade a todo o processo. No ano passado, as escolas estaduais localizadas nos municípios de Cachoeira do Sul, Alvorada e Cachoeirinha realizaram de forma experimental as matrículas pela internet. O resultado foi satisfatório e contou com a aprovação tanto dos pais quanto dos servidores.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Estado firma parceria para matrículas on line
O Governo do Estado assinou na tarde desta terça-feira, 14, o Termo de Cooperação através da Secretaria da Educação com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). O termo foi assinado pela governadora Yeda Crusius, o secretário da educação, Ervino Deon, o presidente da UVERGS, Antônio Inácio Baccarin e o presidente da FAMURS, Vilmar Zanchin. A parceria tem como objetivo disponibilizar instalações e equipamentos nestas entidades ligados á rede internet para a realização das inscrições e pré-matrículas on line para o ano letivo de 2011. A matrícula on line poderá ser feita para alunos ingressantes no 1º ano do ensino fundamental e também para o 1º ano do ensino médio. A modalidade on line está sendo implantada em todas as escolas estaduais do Estado e tem como objetivo facilitar o processo que até então era feito apenas com a presença dos pais ou responsáveis pelo aluno na escola e gerava muitas filas. - Este protocolo vai proporcionar educação ao alcance de todos. È uma inovação que vai trazer mais qualidade ao nosso ensino público, afirmou a governadora Yeda Crusius. Para o presidente da UVERGS, Antônio Baccarin, o termo é a realização de um sonho da sociedade: - Estamos realizando a partir de agora um sonho do pai e da mãe de não precisarem mais enfrentar filas para matricular seus filhos na escola, ponderou Baccarin. Já o secretário da educação, Ervino Deon, lembra o trabalho feito desde 2007 para atingir esse resultado: - Trabalhamos duro nos últimos três anos para equiparmos as escolas para hoje proporcionarmos mais praticidade às famílias de estudantes. É uma conquista do ensino público e da sociedade gaúcha, reiterou Deon.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Matrículas escolares na internet
A partir de outubro deste ano as escolas da rede estadual de ensino receberão os pedidos de matrícula exclusivamente pela internet. A iniciativa é possível graças ao trabalho desenvolvido pela PROCERGS desde 1996. A equipe do Setor de Desenvolvimento Econômico e Social (SES) trabalha no aprimoramento do MEP – Matrícula da Escola Pública, ampliando as informações na web para que as escolas possam agilizar a informatização do processo de matrícula.No ano passado, as escolas dos municípios de Cachoeira do Sul, Alvorada e Cachoeirinha participaram do projeto piloto.A equipe da SES é composta pelos funcionários Guilherme Santos Kroeff, Rogério Pinto Pradella, Tânia Dimitroka Puntel, Themis Teixeira Borges Moreira e Vitor Braescher Barbosa.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Parceria leva sala de aula digital a escolas da região metropolitana
Para favorecer o uso de novas tecnologias na educação de crianças e jovens, o Governo do Estado e a empresa Oi estão firmando parceria para implantação de laboratórios de informática em escolas estaduais da Região Metropolitana. A iniciativa vai beneficiar diretamente 4 mil alunos e 232 educadores de oito instituições da rede pública de ensino. Nesta quarta-feira, 11, o secretário da Educação, Ervino Deon, inaugurou em Cachoeirinha uma sala totalmente informatizada na Escola Estadual Luiz de Camões. - É uma parceria que deu certo entre a iniciativa privada e o Estado. As escolas estaduais estão sendo equipadas para acompanhar estes novos tempos da informática. Estamos proporcionando espaços digitais completos com computadores, impressoras e rede internet para auxiliar no ensino pedagógico dos nossos alunos, explica o secretário da educação Ervino Deon. A instalação de laboratórios de informática da Oi faz parte do Programa Tonomundo. Cada sala terá 20 computadores conectados a Internet Banda Larga, impressora, mobiliário adaptado e climatização. O programa surge como uma iniciativa que busca reverter os altos índices de exclusão digital do país, e promover a renovação dos valores da cidadania. Os professores das escolas estaduais contempladas pelo programa receberam capacitações no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento e desenvolvimento de conteúdos curriculares. As formações também irão contribuir para preparar os alunos no auxilio em sala de aula como monitores. O Governo do Estado investiu R$ 24,4 milhões entre 2008 e 2010 na implantação de 1.252 salas de aula digitais em escolas que não dispunham desse tipo de estrutura. Também foram adquiridos computadores novos para as secretarias das 2,6 mil escolas estaduais agregando agilidade e maior integração na rede de ensino. Antes da implantação dos novos laboratórios de informática promovida pelo Estado, apenas 990 escolas possuía ambiente informatizado. Escolas participantes do Programa Tonomundo: O programa iniciou em 2008 em cinco escolas estaduais de Porto Alegre: - E.E.E.F. Dr. Ferreira de Abreu - E.E.E.F. Marechal Mallet - E.E.E.F. General Daltro Filho - E.E.E.F. Sendor Pasqualini (FASE) - E.E.E.F. Tem. Cel. Travassos Alves Devido ao sucesso do Programa, em 2009, mais três escolas de diferentes municípios, passaram a integrar o programa: - E.E.E.F. Caetano Gonçalves da Silva – Esteio - E.E.E.F. Nossa Senhora do Livramento – Guaíba - E.E.E.B. Luiz de Camões – Cachoeirinha
Escola do estado recebe prêmio nacional “Educadores Inovadores 2010”
A Copa do Mundo de 2010 foi matéria de aula para os alunos do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, em General Câmara. O resultado deste trabalho proporcionou à escola a conquista do 3º lugar na categoria Inovação em Conteúdo do Prêmio Educadores Inovadores, promovido pela empresa Microsoft. O trabalho “África 2010 – Show de Bola” foi desenvolvido pelos professores gaúchos em caráter interdisciplinar na turma do 3º ano do ensino médio. A velocidade dos chutes dos jogadores foi calculada nas aulas de física, as formas geométricas da bola viraram exercícios de matemática, a história explorou o futebol no decorrer dos séculos em diferentes regiões, já os cultos africanos foram estudados em ensino religioso e o uso de drogas, o doping, foi parar na aula de química, além das atividades em educação artística, língua portuguesa e geografia. O prêmio Educadores Inovadores, promovido pela Microsoft está na 5ª edição e reconhece as escolas que utilizam a tecnologia na educação aumentando o desempenho da comunidade escolar. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores que transformem a escola em um espaço de aprendizado que vai além das disciplinas do plano de ensino. A diretora do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, Fátima Vânia Reis da Rosa explica como foi o desenvolvimento do projeto: - Estávamos desenvolvendo esse projeto para outro concurso quando a orientadora da escola me falou sobre o prêmio Educadores Inovadores. Como a nossa escola utiliza inúmeras tecnologias no aprendizado dos alunos, nos inscrevemos e fomos selecionados entre os finalistas. Toda a turma do 3º ano estava muito envolvida no projeto e o resultado foi muito gratificante, comemora a diretora. Cerca de mil trabalhos de escolas públicas das redes estadual e municipal de todo o Brasil, além de técnicas se inscreveram no concurso, que foi dividido nas categorias de educador inovador, inovação em colaboração, inovação em comunidade, inovação em conteúdo e escolas técnicas.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Escolas estaduais terão matrículas pela internet
A rede estadual de ensino, que possui 2.573 escolas, passa a matricular seus alunos pela internet a partir de outubro, quando inicia a primeira etapa para o ano letivo de 2011. A garantia foi dada pelo secretário da Educação Ervino Deon, durante a abertura do Seminário Internet para Todos, realizado pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, 3, no Teatro Dante Barone. O investimento do Governo do Estado para a informatização das escolas, juntamente coma implantação do Projeto Sala de Aula Digital, soma R$ 24,4 milhões e vai beneficiar diretamente cerca de 1,2 milhão de estudantes, além de garantir agilidade a todo o processo: - Estamos dando um passo histórico no processo de matrículas para toda a rede estadual de ensino. A partir de agora, em qualquer situação, sem precisar sair de casa, pais ou responsáveis podem fazer a inscrição e a matrícula do seu filho pela internet, comemora Deon. No ano passado, as escolas estaduais localizadas nos municípios de Cachoeira do Sul, Alvorada e Cachoeirinha realizaram de forma experimental as matrículas pela internet. O resultado foi satisfatório e contou com a aprovação tanto dos pais quanto dos servidores: “foi uma experiência necessária. Depois que afinarmos o processo e treinarmos as pessoas, já estaremos em condições de realizarmos o processo totalmente informatizado”, explica Milton Pereira, diretor pedagógico da Secretaria da Educação. Nos casos onde as famílias de alunos morarem em localidades ainda sem acesso a internet, como áreas rurais e acampamentos indígenas, o secretário Ervino Deon explicou que o Estado já iniciou tratativas com a Federação das Associações dos Municípios (FAMURS) e a Associação dos Vereadores do Rio Grande do Sul para que disponibilizem computadores conectados à rede, de forma gratuita, nas sedes das entidades no Interior do Estado.
Assinar:
Postagens (Atom)