quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seminário debate tecnologias na educação


Cerca de 200 educadores participaram na última sexta-feira, 21, do 7º Seminário de Tecnologia Educacional, que aconteceu no Auditório da Unijuí, em Ijuí. O encontro, organizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da 36ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), teve como tema as práticas pedagógicas na contemporaneidade e as habilidades e competências em tecnologias digitais. Durante a palestra, o secretário adjunto da Educação, Paulo Rezende, destacou o uso de tecnologias dentro do ambiente escolar. “Os projetos relativos às tecnologias da informação desenvolvidos pela Secretaria da Educação (SEC), como o Sala de Aula Digital, por exemplo, possibilitam a interação dos professores e estudantes com ferramentas tecnológicas que beneficiam o aprendizado das disciplinas e criam uma aula mais interessante”. Ainda durante o evento, o responsável pelo departamento de Tecnologia da Informação da SEC, Maicon Lovato, ressaltou a importância do Programa Professor Digital, retomado no último dia 10 de maio, pelo Governo do Estado, onde é disponível notebooks para os professores, financiados em até 36 vezes, sem juros. “Com este projeto, os professores poderão obter o notebook de trabalho, que auxiliará na elaboração de aulas, podendo ser utilizado a mesma linguagem e ferramenta presente no dia-a-dia dos jovens, principalmente nas Salas de Aula Digitais das escolas”, explicou. O seminário será concluído no dia 19 de julho com o objetivo de debater e incentivar o acesso aos benefícios trazidos pelo avanço contínuo das tecnologias digitais e aperfeiçoar a sua utilização na escola. PROFESSOR DIGITAL O programa Professor Digital oferece uma linha de financiamento sem juros para compra de notebook. Os interessados podem se inscrever até 9 de julho nas agência do Banrisul em todo o Estado. Informações sobre modelos e configurações dos equipamentos podem ser acessadas no site www.professor.rs.gov.br.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estado abre inscrições para o Programa Professor Digital

Educadores e servidores da rede estadual de ensino já podem aderir ao Programa Professor Digital, que oferece linha de financiamento sem juros para compra de notebook. Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (10), nas agências do Banrisul em todo o Estado. Informações sobre modelos e configurações dos equipamentos podem ser acessadas no site www.professor.rs.gov.br. Professores ativos e inativos, além de funcionários de escola, podem adquirir computadores portáteis por meio do programa. O pagamento poderá ser realizado em até 36 parcelas fixas sem juros. Os equipamentos estão sendo oferecidos a partir de R$ 1.256,00, o que representa desconto aproximado de 35% do valor de mercado. No momento da compra, será possível optar por cinco modelos de computadores contendo software livre (Linux) ou sistema operacional da Microsoft (Windows). O notebook será entregue na casa do professor e servidor em no máximo 60 dias após a assinatura do financiamento.
O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, explicou que o Professor Digital se configura como complemento do Projeto Sala de Aula Digital, que está instalando 1 mil novos ambientes informatizados nas escolas estaduais. Deon ressaltou, ainda, que o Governo do Estado vem promovendo capacitações de docentes através dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), ligados à Secretaria da Educação e distribuídos em diferentes regiões do Estado. "Estamos investindo na capacitação dos professores. Tanto o Professor Digital como o Sala de Aula Digital oferecem ferramentas indispensáveis para o ensino contemporâneo", afirmou o secretário.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

RS investe R$ 26 mi na TI das escolas

Para cumprir a meta de universalização do uso da informática nas escolas gaúchas, o Governo do Estado entregou esta semana, na Secretaria da Educação, em Porto Alegre, 2.045 computadores para equipar 244 instituições da rede estadual.
Fornecidos pela Positivo Informática, os equipamentos demandaram investimento de R$ 3,3 milhões e completam a proposta de abertura de 1 mil novos ambientes informatizados previstos no Projeto Sala de Aula Digital, integrante do Programa Estruturante Boa Escola para Todos. As 2.581 escolas estaduais foram contempladas ao longo das quatro etapas do projeto, beneficiando 1,2 milhão de alunos.
O investimento se soma aos R$ 23,5 milhões realizados entre 2008 e 2009, quando o Estado coordenou a instalação de 767 novas salas para o uso de informática nas escolas.
De acordo com o secretário da educação, Ervino Deon, articulado com a instalação de salas de aulas digitais, o governo está desencadeando trabalhos de capacitação de professores, no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento e desenvolvimento de conteúdos curriculares.
Os cursos de formação oferecidos pelos 30 NTE - Núcleos de Tecnologia Educacional, distribuídos em diferentes regiões do estado, já capacitaram mais de 5 mil educadores da rede pública desde 2007.
Projeto Sala de Aula Digital
O programa, desenvolvido em parceria com o MEC por meio do Proinfo - Programa Nacional de Tecnologia Educacional, contemplou obras de adaptação dos espaços físicos, para receber os equipamentos, custeadas com recursos do Tesouro do Estado.
O envio e instalação dos computadores ficou sob a responsabilidade do MEC, através do ProInfo, sendo que parte dos equipamentos instalados nas escolas também foi adquirida pelo Estado.
O gerente do projeto, Francisco Elifaleti Xavier, explicou que o governo do estado acabou ampliando a meta de instalação dos ambientes informatizados, levando computadores e estrutura física para escolas com menos de cem alunos.
"Antes essas escolas não estavam no projeto. A meta foi superada justamente para oferecer à toda a rede estadual o acesse à tecnologia da informação", destacou. Apenas por meio do projeto serão instaladas 1.011 salas digitais.
Para Deon, o uso de ferramentas de tecnologia em atividades didáticas auxilia no combate à reprovação e à evasão escolar. "Os professores devem se apropriar dos ambientes informatizados das escolas e tornar o conhecimento mais atraente para crianças e jovens", salientou.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Informatização dentro da sala de aula


Computadores portáteis a todos os estudantes do Ensino Médio público. Este foi o assunto tratado durante o encontro entre o secretário da Educação, Ervino Deon, o presidente da Fundação das Comunicações de Portugal, Mário Franco, e o diretor presidente da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), Milton Piccoli, no segundo dia do Fórum de Líderes do Setor Público América Latina e Caribe, que está sendo realizado na Cidade do México. Portugal já esta adiantado no processo de informatização de toda a Educação no país, como explicou Mário Franco, responsável pelo gerenciamento do projeto educacional português. Hoje, cada estudante de escola pública em Portugal possui um computador portátil. - Conseguimos implantar um projeto voltado à educação onde cada estudante adquiriu um computador portátil já com a instalação da internet sem fio de alta tecnologia, afirmou Mario Franco. Dentro do projeto português, cada computador tem um custo estimado de U$ 250 (aproximadamente R$ 450,00). Através de parcerias desenvolvidas com a iniciativa privada, o governo de Portugal conseguiu vender computadores subsidiados aos estudantes, onde as prestações variam conforme a renda familiar. Segundo Franco, houve uma verdadeira revolução no ensino publico português. A economia já mostra resultados favoráveis com o aumento da geração de empregos e, sobretudo, a aprovação do Ministério da Educação, de professores, alunos e da sociedade portuguesa como um todo. Impressionado com os resultados deste projeto, o secretario da Educação, Ervino Deon, conheceu o computador portátil com internet instalada sem fio. Menor que os tradicionais laptops, o portátil português é revestido por uma borracha colorida e tem a forma de uma maleta pequena, de fácil transporte pelo estudante. - Chegou a hora de avançarmos no mesmo ritmo da tecnologia da informação, sob o risco de ficarmos para trás. Temos este exemplo de sucesso de Portugal com a participação efetiva da iniciativa privada, governo e sociedade. Vamos aprofundar esta troca de experiências com o governo português, conhecer cada detalhe deste projeto e começar a estudar a viabilidade para a educação gaúcha, garantiu Ervino Deon. Fórum As principais estrelas do Fórum de Líderes do Setor Público América Latina e Caribe: Steve Ballmer, CEO da Microsoft, e o Presidente do México, Felipe Calderon, se apresentaram nesta sexta-feira, 30, segundo dia do encontro. Segundo o CEO da Microsoft, para cada dólar aplicado em tecnologia da informação, outros 12 dólares são gerados para a economia do país. Já o presidente mexicano reforçou a utilização das ferramentas tecnológicas no serviço público como, por exemplo, na área da segurança, que tem apresentado uma significativa redução nos índices de criminalidade nos grandes centros urbanos do México.

Construindo o Governo do Futuro é discutido no México


Sob o tema "Construindo o Governo do Futuro" começou nesta quinta-feira, 29, na Cidade do México, o Fórum de Líderes do Setor Público América Latina e Caribe. Líderes de governo de diversos países e pensadores abordam pontos sobre o desenvolvimento social, crescimento econômico, educação, saúde e segurança pública. Representando o Governo do Estado, o secretário da Educação, Ervino Deon, acompanha as discussões sobre a influência da tecnologia da informação na educação que planejamos para o futuro. Participa também do fórum, o diretor presidente da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), Ademir Milton Piccoli. - Precisamos começar a discutir projetos que possam ser implementados dentro da sala de aula com o auxílio da tecnologia que dispomos hoje. Já estamos equipando o professor e as nossas escolas já estarão totalmente informatizadas. Mas e o aluno? Acredito que chegou a hora de discutirmos novos projetos voltados a tecnologia digital dentro da sala de aula, argumentou Deon. Enquanto Portugal e Colômbia já desenvolvem projetos pioneiros voltados à tecnologia na educação, o Brasil ainda não avançou neste quesito. O fórum no México propõe a discussão mais ampla sobre o processo da tecnologia da informação que poderá ser utilizada para gerar progresso efetivo e permanente em diversas áreas, assim como a inserção em políticas públicas dos países de vanguarda. - Não é suficiente proporcionarmos facilidades para o acesso à tecnologia na área da educação. Temos que inserir o ser humano de uma vez por todas neste processo digital. Professor, aluno, pais e a sociedade como um todo, explicou Ervino Deon. O fórum encerra nesta sexta-feira, 30, com a apresentação de panelistas renomados como o CEO da Microsoft Corporation, Steve Ballmer, e o presidente do México, Felipe Calderon Hinojosa.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estado investe R$ 26,8 milhões em informática nas escolas


Para cumprir a meta de universalização do uso da informática nas escolas gaúchas, o Governo do Estado entregou nesta terça-feira, 27, na Secretaria da Educação (SEC), em Porto Alegre, 2.045 computadores para equipar 244 instituições da rede estadual. Foram investidos, nesta etapa, cerca de R$ 3,3 milhões. Os equipamentos completam a proposta de abertura de 1.000 novos ambientes informatizados previstos no Projeto Sala de Aula Digital, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos. As 2.581 escolas estaduais foram contempladas ao longo das quatro etapas do projeto, beneficiando 1,2 milhões de alunos. Entre 2008 e 2009, o Governo do Estado coordenou a instalação de 767 novas salas para o uso de informática nas escolas, totalizando investimento de R$ 23,5 milhões. O Projeto Sala de Aula Digital foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). As obras de adaptação dos espaços físicos para receber os equipamentos foram custeadas com recursos do Tesouro do Estado. O envio e instalação dos computadores ficou sob a responsabilidade do MEC, através do ProInfo. Parte dos equipamentos instalados nas escolas também foi adquirida pelo Estado. O gerente do Projeto Sala de Aula Digital, Francisco Elifaleti Xavier, explicou que o Governo do Estado superou a meta de instalação dos ambientes informatizados, levando computadores e estrutura física para escolas com menos de 100 alunos. “Antes essas escolas não estavam no projeto. A meta foi superada justamente para oferecer a toda rede estadual o acesse a tecnologia da informação”, destacou. Apenas por meio do projeto serão instaladas 1.011 salas digitais. Para o secretário da Educação, Ervino Deon, o uso de ferramentas de tecnologia em atividades didáticas auxilia no combate à reprovação e à evasão escolar. Deon apontou a utilização da informática como recurso indispensável na construção do conhecimento atualmente. “Os professores devem se apropriar dos ambientes informatizados das escolas e tornar o conhecimento mais atraente para crianças e jovens”, salientou. O secretário ressaltou que, articulado com a instalação de salas de aulas digitais, o Governo do Estado está desencadeado trabalhos de capacitação de professores, no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento e desenvolvimento de conteúdos curriculares. Os cursos de formação oferecidos pelos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), distribuídos em diferentes regiões do Estado, já capacitaram mais de 5 mil educadores da rede pública desde 2007.

Governo do Estado reedita Programa Professor Digital

O governo do Estado obteve vitória no Tribunal de Justiça e liberou o andamento do Programa Professor Digital, na última sexta-feira, 19, na Capital. A Secretaria da Educação, a Procuradoria Geral do Estado e a Central de Compras do Estado (Cecom) reuniram-se após o resultado da ação judicial e decidiram reeditar o programa. Com a demora na decisão judicial, os contratos assinados anteriormente pelos professores e servidores com o Banrisul perderam a validade. Um novo edital para aquisição de notebooks com software de livre escolha (Linux ou Windows) pelos membros do magistério público estadual já foi publicado e a previsão para abertura da tomada de preços é dia 28 de abril. Após a publicação e homologação das propostas das empresas, os professores e servidores da rede pública estadual, ativos e inativos, interessados em adquirir o computador portátil deverão se encaminhar ao Banrisul para a aquisição e assinatura do contrato. Os moldes do Programa Professor Digital continuam os mesmos: os notebooks oferecidos terão valor abaixo do preço de mercado, até 35% mais baratos, e poderão ser financiados em até 36 vezes, com os juros subsidiados pelo governo do Estado. Ao longo deste ano, está prevista a expansão do Professor Digital para professores e servidores das redes municipais de ensino e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O Professor Digital integra as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, do Governo do Estado. A iniciativa complementa o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais por meio do Projeto Sala de Aula Digital, onde já foram abertos 534 novos ambientes informatizados e capacitados cerca de 3,5 mil docentes.