sábado, 12 de dezembro de 2009

Professor Digital

O Projeto de Lei que cria o Programa Professor Digital foi aprovado nesta terça-feira, 8, na Assembléia Legislativa. A iniciativa, que oferecerá linha de financiamento do Banrisul para professores comprarem notebook, foi estendida a docentes inativos e servidores de escolas. A governadora Yeda Crusius deverá sancionar o projeto nas próximas horas. Os interessados que aderirem ao programa terão o período de 14 a 31 de dezembro através do site www.professor.rs.gov.br. A partir de 11 de janeiro, os inscritos poderão comparecer em qualquer agência do Banrisul para assinar o financiamento, que estará sujeito a análise e aprovação de crédito. Os educadores poderão adquirir computadores portáteis com desconto estimado em 35% do valor de mercado em até 36 parcelas sem juros. Para fazer o cadastro no programa, o professor deve informar sua identificação funcional (matrícula), CPF, selecionar o equipamento desejado e a opção de financiamento. O notebook será entregue na casa do educador em até 45 dias úteis, após a assinatura do financiamento. A primeira parcela será debitada em folha de pagamento, no mínimo, 60 dias após a aprovação do crédito e entrega do computador. Para o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, agora os professores têm a oportunidade de adquirir uma ferramenta fundamental para o exercício da atividade pedagógica. Deon explicou que o Governo do Estado está buscando facilitar a compra de notebook e ao mesmo tempo oferecer capacitações aos educadores, por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), ligados à Secretaria da Educação (SEC). - O objetivo do Governo não é apenas facilitar a compra de notebook, mas também proporcionar condições que ajudem os educadores no trabalho pedagógico. Já capacitamos cerca de 3,5 mil docentes e outros 3 mil estão em processo de formação nos NTEs, lembrou o secretário da Educação.

Sala de aula digital chega a 534 escolas estaduais

Sala de Aula Digital Entre 2008 e 2009, 534 novos laboratórios de informática foram instalados nas escolas estaduais. O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC), investiu cerca de R$ 10 milhões na compra de computadores, mobiliário e implantação de redes elétrica e lógica. Os investimentos fazem parte do Projeto Sala de Aula Digital, que integra as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos. Na última quarta-feira, 2, o diretor geral adjunto da SEC, Francisco Xavier, entregou a última remessa de salas de aula digital de 2009 a 15 escolas estaduais da região de 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Santa Cruz do Sul. No início de 2010, serão entregues mais 476 ambientes informatizados para instituições de todo o Estado. - O uso da informática no processo de aprendizagem deixou de ser uma necessidade e se transformou numa obrigação. Sabemos que qualquer disciplina, seja ela Matemática, Ciências ou Geografia, pode ser dada num espaço como a sala de aula digital, afirmou Xavier. Articulado com a instalação de salas de aulas digitais, está acontecendo a capacitação de professores, no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento e desenvolvimento de conteúdos curriculares. Os cursos de formação já capacitaram 3.530 educadores por meio dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), distribuídos em diferentes regiões do Estado. O projeto do Governo do Estado tem como objetivo proporcionar aos alunos ferramentas indispensáveis para inserção no mercado de trabalho, além de estimular a melhoria da aprendizagem. Com a iniciativa, a Secretaria da Educação busca reduzir a repetência, a evasão escolar e garantir níveis de construção do conhecimento apropriados nos ensinos Fundamental e Médio. Atualmente, a rede estadual de ensino possui mais 1,7 mil salas de aulas digitais.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Doação T.J.

Escolas da rede pública estadual ganharam cerca de 900 equipamentos de informática do Tribunal de Justiça.O material será destinado ao programa Sala de Aula Digital.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Conferência aborda uso de tecnologia na Educação

Conferência de Especialistas em Educação O secretário adjunto da Educação, Paulo Ricardo Rezende, participou nesta quarta-feira, 18, da solenidade de abertura da Conferência Internacional de Especialistas em Educação (CONFIEE), em Florianópolis. Na abertura do evento, o secretário representou o Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED). A conferência tem como tema “A Escola do Futuro, Hoje”, onde estão sendo apresentadas experiências bem sucedidas no uso das tecnologias educacionais. A CONFIEE é organizada pela Secretaria da Educação de Santa Catarina, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de debater e trocar experiências sobre a utilização das tecnologias nas escolas de Educação Básica. O evento, que ocorre até esta sexta, 20, tem a participação de especialistas de 13 países que discutem como os sistemas de ensino lidam com as inovações tecnológicas, avaliam e acumulam conhecimento nessa área.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PC do Professor é da Lenovo

Com uma proposta de R$ 1.563 a Lenovo foi a vencedora do pregão eletrônico para escolher o fornecedor dos 80 mil notebooks que o governo do estado vai vender a preços subsidiados aos professores da rede estadual de ensino, realizado nesta sexta-feira, 13.A proposta é R$ 87 mais barata que o preço máximo que o governo se propunha a pagar pelas regras do edital: R$ 1.650. Ao todo, as máquinas vão custar R$ 125 milhões. Disputaram o pregão Hardlink, Herval, Itautec e Positivo. A Lenovo ainda aguarda o aceite definitivo da sua oferta.Os notebooks adquiridos processador núcleo duplo arquitetura x86, tela 14 polegadas, 250 GB de disco rígido, gravador de CD-DVD e 24 meses de garantia. O sistema operacional deve ser Windows 7 Home Basic PPP, com Office Pro Plus instalado. Também é exigido o software de colaboração Brainhoney.A obrigatoriedade do uso do sistema operacional da Microsoft causou uma reação da Associação Software Livre, que entrou com uma ação para impugnar o edital nesta quinta, 12.Outro ponto questionável seria a não separação entre a compra de hardware e software, o que a ASL considerava uma opção mais vantajosa.Segundo resposta do pregoeiro responsável pela licitação, Jairo Peres de Oliveira, ao qual a reportagem do Baguete Diário teve acesso, os computadores serão equipados com sistema operacional Linux e pacote aplicativos BrOffice, já que são máquinas dual boot.De acordo com Oliveira, como os sistemas não tem custo, serão instalados pela Secretaria de Educação após a compra e por isso não estavam incluídos no edital. “O programa foi desenhado e construído sobre as tecnologias hoje adotadas pela Secretaria da Educação e que os professores têm acesso nas escolas”, explica o pregoeiro.Sobre a separação, Oliveira alega que os custos são “mais acessíveis” quando o software vem de fábrica instalado, tanto pelo desconto como pelo valor da instalação por separado.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Professores gaúchos: formação via web

Os educadores que integram o quadro de carreira do magistério público gaúcho já podem se formar via internet.Estão disponíveis na Plataforma Freire, no site do Ministério da Educação, 358 vagas em cursos de licenciatura, oferecidas por instituições de ensino superior no Estado. Os professores interessados tem até a segunda-feira, 30, para realizarem as inscrições.As universidades ainda estão efetuando adesão ao sistema, razão pela qual a diretora do Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Carmem Figueiró, explicou que o número de vagas disponíveis vai aumentar.Por enquanto concluíram adesão a UFRGS, FURG e UFSM, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFECT) de Bento Gonçalves e a Unipampa em quatro regiões. A formação, que integra o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, irá priorizar cursos focados na alfabetização, práticas para melhoria da aprendizagem e uso de tecnologias em atividades curriculares.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Encontro trata da criação de planta incubadora em escola

A criação de planta incubadora tecnológica na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, em Santa Maria, foi tratada em reunião entre representantes da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e da prefeitura do município. Na ocasião, o secretário da Educação, Ervino Deon, recebeu do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos de Santa Maria, Cézar Busatto e de representantes da escola, o projeto de implementação da planta incubadora na escola estadual, que será analisado pela SEC. Também foi tratada na reunião, a formatação de um protocolo de intenções entre os representantes do Estado e do município para sejam iniciados os procedimentos de criação da planta.