terça-feira, 26 de outubro de 2010

Governo do Estado implanta sistema de monitoramento nas salas de aula digitais das escolas públicas

A governadora Yeda Crusius assinou nesta segunda-feira (25) termo de adesão de registro de preços, entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), visando à implantação de um sistema de monitoramento e controle de banda larga em 1.000 escolas públicas estaduais participantes do Programa Sala de Aula Digital. A medida possibilitará ao Estado, através da Secretaria de Educação, o controle dos acessos por parte de alunos e professores aos dados on line da à internet, de forma a garantir a restrição de sua utilização apenas aos sites educativos. O secretário de Educação Ervino Deon lembrou que o Programa Sala de Aula Digital é uma forma de aprendizagem onde o professor dá a aula e cada aluno utiliza seu computador como suporte para o conteúdo ensinado. “O contato direto dos alunos e educadores com os computadores é que possibilita o aprendizado digital”, concluiu o secretário, lembrando que se trata de um importante instrumento de aprendizagem e engrandecimento cultural, possibilitando a inclusão digital dos alunos menos favorecidos socialmente. Professor Digital. Ervino Deon lembrou ainda que a ação vem complementar o Programa Professor Digital, que possibilita aos educadores e servidores da rede estadual de ensino uma linha de financiamento sem juros para compra, através do Banrisul, de notebooks. Professores ativos e inativos, além de servidores de escolas, podem adquirir os computadores portáteis mediante o pagamento de R$ 1.256,00, um custo de 35% menor que o de mercado, divididos em até 36 parcelas fixas e com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Na última edição do programa, ocorrido de maio a agosto passado, foram financiados 46 mil aparelhos. As inscrições para esta nova edição encontram-se abertas e se estendem até o dia 23 de dezembro e podem ser feitas em qualquer agência do Banrisul, em todo o Estado.

Matrícula on-line registra 60 mil acessos na primeira semana

A primeira semana do período de inscrição on-line para o ingresso na rede pública de ensino já registrou cerca de 60 mil acessos. Apenas no primeiro dia, foram 18 mil inscrições pela internet. O processo teve início no dia 13 e segue até 29 de outubro. Os pais ou responsáveis e os jovens maiores de 18 anos podem acessar o site da Secretaria Estadual da Educação (SEC) – www.educacao.rs.gov.br – para buscar uma vaga no 1º ano dos ensinos: Fundamental, Médio, Normal e Técnico. Dividindo por nível de ensino, foram registrados 22 mil inscritos no Fundamental, 24 mil no Médio e 11 mil na Educação Profissional. Grande número de candidatos buscou fazer a inscrição fora do horário comercial. Somente no final de semana, foi registrado mais de três mil acessos. Para o secretário da Educação, Ervino Deon, a comunidade escolar não está encontrando grandes dificuldades para entender o processo on-line de matrículas. Deon acredita que os familiares e jovens maiores de 18 anos estão aprovando o trabalho via Internet. - Sabemos que a sociedade utiliza cada vez mais a Internet para efetuar serviços simples. Procuramos facilitar ao máximo o processo de inscrição, eliminando todos os obstáculos possíveis, incluindo as limitações no horário de atendimento, ressaltou o secretário. Visando a auxiliar a comunidade, o Governo do Estado disponibilizou ainda serviço de atendimento telefônico para orientação. O Disque Matrículas funciona através do número 0800 510 51 06. O serviço é vinculado a SEC e atende nos horários de expediente (8h30min às 12h e 13h30min às 18h) de segunda a sexta.

Programa Professor Digital reabre inscrições

O Programa Professor Digital, aberto de maio a agosto deste ano, reabre novamente as inscrições nesta sexta-feira, 15 - Dia do Professor - e vai até do dia 23 de dezembro. Educadores e servidores da rede estadual de ensino podem aderir ao Programa Professor Digital, que oferece linha de financiamento sem juros para compra de notebook. Os interessados poderão se inscrever em qualquer uma das agências do Banrisul em todo o Estado. Informações sobre modelos e configurações dos equipamentos podem ser obtidas pelo site www.professor.rs.gov.br. Na última edição do programa, foram financiados 46 mil notebooks e a estimativa é de que sejam adquiridos nesta segunda etapa mais 20 mil computadores. Professores ativos e inativos, além de servidores da escola, podem adquirir os computadores portáteis através do programa. O pagamento poderá ser realizado em até 36 parcelas fixas, com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Os equipamentos estão sendo oferecidos a partir de R$ 1.256,00, o que representa desconto aproximado de 35% do valor de mercado. No momento da compra, será possível optar por cinco modelos de computadores contendo software livre (Linux) ou sistema operacional da Microsoft (Windows). O notebook será entregue na casa do professor e servidor em no máximo 60 dias após a assinatura do financiamento. O Professor Digital se configura como complemento do Projeto Sala de Aula Digital, que está instalando 1.000 novos ambientes informatizados nas escolas estaduais. O Governo do Estado vem promovendo capacitações de docentes através dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), ligados a Secretaria da Educação (SE) e distribuídos em diferentes regiões do Estado.

Estado firma parceria para matrículas on line

O Governo do Estado assinou na tarde desta terça-feira, 14, o Termo de Cooperação através da Secretaria da Educação com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e a União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). O termo foi assinado pela governadora Yeda Crusius, o secretário da educação, Ervino Deon, o presidente da UVERGS, Antônio Inácio Baccarin e o presidente da FAMURS, Vilmar Zanchin. A parceria tem como objetivo disponibilizar instalações e equipamentos nestas entidades ligados á rede internet para a realização das inscrições e pré-matrículas on line para o ano letivo de 2011. A matrícula on line poderá ser feita para alunos ingressantes no 1º ano do ensino fundamental e também para o 1º ano do ensino médio. A modalidade on line está sendo implantada em todas as escolas estaduais do Estado e tem como objetivo facilitar o processo que até então era feito apenas com a presença dos pais ou responsáveis pelo aluno na escola e gerava muitas filas. - Este protocolo vai proporcionar educação ao alcance de todos. È uma inovação que vai trazer mais qualidade ao nosso ensino público, afirmou a governadora Yeda Crusius. Para o presidente da UVERGS, Antônio Baccarin, o termo é a realização de um sonho da sociedade: - Estamos realizando a partir de agora um sonho do pai e da mãe de não precisarem mais enfrentar filas para matricular seus filhos na escola, ponderou Baccarin. Já o secretário da educação, Ervino Deon, lembra o trabalho feito desde 2007 para atingir esse resultado: - Trabalhamos duro nos últimos três anos para equiparmos as escolas para hoje proporcionarmos mais praticidade às famílias de estudantes. É uma conquista do ensino público e da sociedade gaúcha, reiterou Deon.